Skip to content

Vitor Butkus

08/12/2011

“Malogramos sempre ao falar do que amamos”, 2010

“Malogramos sempre ao falar do que amamos” foi uma performance, realizada em maio de 2010, consistindo na cópia manual dos últimos textos de escritores, filósofos e artistas.

“Malogramos sempre ao falar do que amamos” foi uma intervenção realizada no pátio do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em junho desse mesmo ano. Era formada por nove páginas datilografadas, emolduradas e afixadas no local. Cada página era a última a constar naqueles últimos textos. E os pregos utilizados para suspender as páginas já estavam nos seus devidos lugares, antes da montagem da exposição. E continuam lá, desde não sei que data.

“Malogramos sempre ao falar do que amamos” é uma publicação que, página por página, traz as últimas palavras de Clarice Lispector, Friedrich Nietzsche, Caio Fernando Abreu, Italo Calvino, Gilles Deleuze, Gustave Flaubert, Andy Warhol, Walter Benjamin e Jean Genet. A fabricação do livro é artesanal, as páginas datilografadas uma a uma.

Da performance ao livro do artista, o projeto vem experimentando progressivamente apartar essas últimas palavras dos seus textos originais. Exilados do calor de seu sentido primeiro, essas últimas palavras sustentam, sobre as páginas que compõem o livro, a possibilidade de um embate criativo entre o momento da escrita e o acontecimento de novas leituras.

“Malogramos sempre ao falar do que amamos” é o título de um texto de Roland Barthes, encontrado inacabado em sua máquina de escrever, quando de sua morte por atropelamento, em março de 1980.

Penúltimas, as palavras talvez ensinem a desaparecer.

http://vitorbutkus.com/

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: