Skip to content

Mariana Zanetti

04/10/2010

Kinocaixa - 5 filmes de bolso

Os Kinolivros são pequenos “flipbooks”, livrinhos animados que quando passamos rapidamente suas páginas vemos um filme, uma animação. O nome “Kinolivro”, que dá título a toda a coleção da autora, foi inspirado no termo “kino”, que significa cinema em russo, fazendo referência ao cinema construtivista da Rússia, que tinha forte preocupação formal e buscava uma inovação estética com uma linguagem muito próxima das artes gráficas.

Os livros tratam de temas simples, por sua própria natureza, e funcionam como filmes de poucos segundos. Todos foram feitos com carimbos de borracha.

Lá vai o trem foi o primeiro dos Kinolivros. Feito há dois anos, sem editora, e vendido independentemente, mostra um trem à vapor passando em uma paisagem fixa. Em sua carga estão estrelas, uma bicicleta e um leão, que pisca no final. Nessa nova versão, a capa é colorida e o livro ganhou um mini poema, como todos os outros da coleção.

Viagem à lua mostra um foguete viajando à lua. O poeminha é uma referência ao poema do Maiakoviski A extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakovski no verão na Dactha, no qual o autor recebe uma visita do sol.

Chuva de verão foi feito a partir da observação das chuvas de verão em São Paulo, mostrando uma multidão de guarda-chuvas abrindo de uma vez para, pouco tempo depois, irem se fechando. O poema foi inspirado numa frase do filho de Mariana.

Vida besta é o assunto mais simples de todos: mostra peixes nadando que, depois se percebe, estão dentro de um aquário. O acontecimento mais diferente no cotidiano deles é quando recebem comida.

Em São Paulo mostra o trânsito em São Paulo e faz apologia ao uso de bicicleta como meio de transporte.

Entrevista de Mariana Zanetti e vídeos de alguns Kinolivros: clique aqui

Mariana Zanetti é ilustradora, artista visual e arte educadora, formada pela FAU-USP. Tem 32 anos e é mãe de um filho de 4. Ilustrou diversos livros: Zoo (Hedra), O anjo do Lago (Biruta), Casal Verde (Hedra), Leituras de escritor (SM), Nome, sobrenome, apelido em parceria com Renata Bueno (Companhia das Letrinhas, no prelo), Micromegas (Hedra, no prelo), História pra boi casar (Peirópolis, no prelo). Dá aula de desenho para crianças e adultos, no SESC, no Instituto Tomie Ohtake e no ônibus-biblioteca. [informações do site da editora Hedra]

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: