Skip to content

Helio Fervenza

03/09/2009
tags:
 

 

 

o_deserto
O + é deserto
é o terceiro volume da série Documento Areal, que traz a público uma coleção inédita de documentos elaborados por artistas visuais sobre suas obras, além de objetivar a publicação de outros materiais de interesse para a arte contemporânea. O livro é uma reunião inédita de ensaios e imagens de trabalhos de Hélio Fervenza coletados e diagramados pelo autor, convidado a participar da série por sua significativa contribuição como artista e ensaísta no panorama da nova produção.

 

 

O título do livro deixa transparecer o repertório visual do artista e o cerne de suas reflexões como ensaísta, pois, tal como o deserto, sua produção intelectual escapa à percepção imediata e não se abriga na literalidade. A intensa atividade intelectual de Hélio Fervenza revela um artista inquieto diante dos problemas da criação, bem como do universo de valores sociais, políticos e econômicos envolvidos na inscrição da obra de arte no sistema que a legitima e põe em circulação.

Concebido e desenhado pelo próprio Fervenza, O + é deserto ganha a relevância de uma apresentação de próprio punho do artista sobre seu pensamento e obra. Ao viabilizar a produção de trabalhos e publicações de artistas convidados, o Projeto Areal, contemplado pela segunda seleção do Programa Petrobrás Artes Visuais, intercepta o processo artístico em um momento anterior à situação de exposição e catalogação histórica, buscando situá-lo em um ponto de interseção entre a vida e a arte.

(texto no site da editora Escrituras)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: